Rio de Janeiro, 07 de Fevereiro de 2026

Companhias aéreas terão que garantir informações aos consumidores

Terça, 24 de Julho de 2007 às 18:53, por: CdB

Além de proibir a venda de passagens aéreas a partir de Congonhas a Anac determinou que as companhias aéreas garantam informações aos consumidores sobre atrasos, cancelamentos e transferências para outros aeroportos. De acordo com a portaria da Anac que será publicada no Diário Oficial, as informações deverão ser repassadas “não só nas dependências dos aeroportos, mas também nos sítios das companhias na internet, em seus centros telefônicos de informação e em outros veículos de comunicação de massa”.

Milton Zuanazzi, presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), também anunciou a proibição de vôos fretados em Congonhas, a partir da publicação da portaria. Os fretamentos que já estavam previstos deverão ser transferidos para os aeroportos de Guarulhos e Viracopos.

Na avaliação do presidente da Anac, as medidas anunciadas nesta terça-feira devem normalizar a operação de Congonhas nos próximos dias.
 
— Sempre que falei em prazos fui mal-interpretado, por isso não é uma afirmação peremptória, mas a expectativa é que haja um melhora da situação entre 24 e 48 horas —, disse.

Desde a semana passada, após o acidente com o Airbus 320 da TAM no dia 17, vários vôos do Aeroporto de Congonhas foram cancelados por conta de fechamentos da pista auxiliar. A pista principal continua fechada por conta da perícia e por um deslizamento de terra na cabeceira da pista nesta segunda-feira.

Tags:
Edições digital e impressa