A comissão formada no Conselho de Ética do Senado para relatar o processo por quebra de decoro do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), encaminhou à Mesa Diretora um pedido com novas perícias da Polícia Federal (PF). Os pedidos são uma tentativa de comprovar se o senador tem fundos para o pagamento de uma pensão alimentícia informal para a jornalista Mônica Veloso, com quem ele teve uma filha.
O pedido inclui uma relação de documentos das Secretarias de Agricultura e da Fazenda de Alagoas, onde o parlamentar possui fazendas de gado. Esses documentos servirão de base para as novas perícias a serem realizadas pela PF. O objetivo é saber se as vendas de gado declaradas por Renan realmente ocorreram. Ao presidente do Senado foram solicitados o livro-caixa, por cada propriedade rural; talonários de origem das notas fiscais; e ficha cadastral do rebanho entre 2003 e 2006, por propriedade rural, referente ao controle do estoque de gado.
Segundo o presidente do Conselho de Ética, Leomar Quintanilha (PMDB-TO), o presidente de Senado terá cinco dias para apresentar os novos documentos.
— Estamos encaminhando à Mesa Diretora pedido de documentos e perícia ao Instituto Nacional de Criminalística da Polícia Federal —, afirmou, após reunião com comissão de relatores, composta ainda pelos senadores Marisa Serrano (PSDB-MS), Renato Casagrande (PSB-ES) e Almeida Lima (PMDB-SE).
Almeida Lima apresentou voto divergente dos outros dois relatores. Para ele, não cabe à PF investigar o senador.
— Acho que a Polícia Federal só pode promover atos de investigação, se o produto de prova envolvendo membro do Congresso Nacional, com autorização do Supremo Tribunal Federal [STF] —, disse.
Segundo ele, é “imprópria” a solicitação de perícia à PF. Já Renato Casagrande disse que o pedido é de colaboração técnica e não se trata de uma investigação.
— A Polícia Federal não vai fazer investigação. Vai avaliar documentos. Estamos seguros dos passos que vamos dar —, disse.
O pedido de nova perícia seguiu para a Mesa Diretora do Senado, que deve se reunir ainda nesta quinta-feira para discutir o caso.
Comissão pede novas perícias sobre investigação de presidente do Senado
Quinta, 12 de Julho de 2007 às 13:18, por: CdB