Rio de Janeiro, 23 de Março de 2026

Comissão Nacional de Biodiversidade define metas para 2010

Terça, 24 de Outubro de 2006 às 07:06, por: CdB

A Comissão Nacional de Biodiversidade (Conabio) promove nesta terça-feira e quarta-feira, no auditório do Ibama em Brasília, seminário para definição de metas para 2010. O objetivo é fazer com que o país avance no cumprimento da Agenda de Ações Prioritárias, definida a partir da Convenção sobre Diversidade Biológica.

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, serão discutidas no primeiro dia do encontro as metas e os indicadores gerais da convenção. Também será feita uma avaliação do milênio, abordando a relação entre os ecossistemas e o bem-estar do ser humano.

As taxas de desmatamento na floresta amazônica e na Mata Atlântica, a ocorrência de incêndios e queimadas, os remanescentes dos biomas, as espécies exóticas e a situação dos ecossistemas da Zona Costeira e Marinha são outros temas da pauta.

O segundo dia do seminário prevê debates sobre o estado da fauna e da flora ameaçadas de extinção e as tendências de perda de variabilidade genética. Áreas protegidas, meios de conservar e recuperar a biodiversidade, manejo sustentável da agrobiodiversidade, repartição de benefícios do uso de recursos genéticos e de conhecimentos tradicionais também serão discutidos.

Integram a Conabio representantes de órgãos governamentais e não-governamentais. A comissão coordena a implementação das diretrizes da Política Nacional de Biodiversidade e é responsável por identificar e propor áreas e ações prioritárias para pesquisa, conservação e uso sustentável dos componentes da diversidade biológica. 

Tags:
Edições digital e impressa