Rio de Janeiro, 18 de Fevereiro de 2026

Comissão do Senado analisa extinção do voto secreto

Quarta, 19 de Setembro de 2007 às 10:13, por: CdB

O presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado, Marco Maciel (DEM-PE), afirmou que começará nesta quarta-feira a discussão da extinção de todas as votações secretas no Congresso Nacional. As informações são da Agência Senado.

Será discutido o relatório do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) à proposta de emenda à Constituição (PEC) 50/06, de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS). O pedido para inclusão da matéria na pauta de hoje foi feito pelo próprio relator durante a reunião da CCJ. Jereissati é favorável à aprovação de um substitutivo do projeto.

O senador Demóstenes Torres (DEM-GO) propôs também a discussão, ainda hoje, na CCJ do projeto de resolução (PRS 40/07) que prevê afastamento de senador integrante da Mesa que estiver respondendo a processo no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar.

A oposição tenta fazer que com que as votações dos processos contra o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), sejam abertas. Além disso, querem que o senador se afaste de sua função.

O presidente do Senado enfrenta dois processos por quebra de decoro parlamentar no Conselho de Ética do Senado. Ele foi absolvido em outro, durante sessão fechada e com voto secreto em plenário, na semana passada.

Os processos em andamento acusam Renan de favorecer uma cervejaria e de adquirir veículos de comunicação por meio de laranjas. Um quarto processo contra o senador está em análise por parte da Mesa do Senado. Nele, Renan é acusado de um esquema de arrecadação em ministérios comandados pelo PMDB.

Tags:
Edições digital e impressa