A Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado aprovou a realização de uma audiência pública sobre a venda da TVA, do Grupo Abril, para a Telefônica. De acordo com o requerimento, aprovado na última quarta-feira, o objetivo é esclarecer se a operação não feriu a legislação. A venda da TVA tem sido questionada pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).
A TVA foi vendida pelo Grupo Abril, que publica a revista Veja. Reportagens da revista deram origem a denúncias que culminaram nos dois processos a que Renan responde no Conselho de Ética e a uma representação contra ele, também no Conselho.
Serão convidados a participar da audiência o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Ronaldo Sardenberg, o conselheiro da Anatel Plínio de Aguiar Júnior, o presidente do Conselho Diretor da TVA e o presidente do Conselho Diretor da Telesp. Eles não são obrigados a comparecer.
A data da audiência será definida entre o presidente da comissão, o senador Wellington Salgado (PMDB-MG), e os integrantes da comissão.
Em notas divulgadas anteriormente, a editora Abril afirmou que a operação de venda da TVA está "dentro da lei" e que já foi aprovada pelo Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
"A Editora Abril informa que as revelações de Veja sobre o senador Renan Calheiros foram rigorosamente apuradas e, portanto, as confirma integralmente (...) é fruto do desespero do senador a acusação leviana de que ainda haja alguma coisa a verificar na transação entre a TVA e a Telefônica", diz trecho da nota.
Procurada após os discursos de Renan, a Telefônica disse que não comentaria a fala do presidente do Senado.