Rio de Janeiro, 13 de Agosto de 2026

Comissão discute redução de repasses do FPM

Segunda, 04 de Abril de 2011 às 10:41, por: CdB

Diógenis SantosJoão Arruda: "Se nada for feito, municípios sofrerão imenso prejuízo."

A Comissão de Desenvolvimento Urbano realiza nesta terça-feira (5), às 14h30, audiência pública para discutir o Projeto de Lei Complementar (PLP) 605/10, que reduz gradualmente os repasses da União para as cidades que perderão recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) a partir de 2011, em razão da perda de população apurada pelo Censo 2010. Pela legislação em vigor, a redução de recursos é imediata.

Foram convidados o presidente da Confederação Nacional dos Municípios, Paulo Ziulkoski, o subsecretário de Relações Financeiras Intergovernamentais da Secretaria do Tesouro Nacional, Eduardo Coutinho Guerra, e o coordenador-geral de Previsão e Análise da Receita Federal, Raimundo Eloi de Carvalho, além de um representante do Tribunal de Contas da União (TCU).

O debate foi proposto pelo deputado João Arruda (PMDB-PR). Segundo ele, 176 cidades perderão recursos com a queda do número de habitantes. “Se nada for feito, esses municípios sofrerão imenso prejuízo, chegando a inviabilizar a atividade administrativa de alguns”, afirma.

O PLP 605/10, do deputado Luis Carlos Heinze (PP-RS), foi apensado ao PLP 141/07, do Senado, que também trata dos coeficientes do FPM. A matéria está pronta para ser incluída na pauta de votação do Plenário.

A audiência será realizada no plenário 8.

Íntegra da proposta:PLP-141/2007PLP-605/2010Da Redação/DC
Tags:
Edições digital e impressa