Rio de Janeiro, 06 de Outubro de 2026

Comissão afegã confirma eleição presidencial para 20 de agosto

Quarta, 04 de Março de 2009 às 06:33, por: CdB

As eleições presidenciais no Afeganistão não podem ser antecipadas para o mês que vem, como havia pedido o presidente Hamid Karzai, disse a comissão eleitoral do país na quarta-feira, confirmando o pleito para 20 de agosto.

Karzai no final de semana pediu que a eleição fosse adiantada para abril a fim de cumprir a Constituição, que estipula como data limite o dia 21 de abril.

O movimento, acredita-se, poderia aumentar a turbulência política no país no momento em que cresce a ameaça representada pela insurgência do Talebã.

O chamado surpresa por uma eleição precoce foi visto por analistas como uma manobra para mostrar que Karzai respeita um prazo constitucional de 21 de maio para deixar o cargo e ao mesmo tempo forçar seus oponentes, nenhum dos quais estaria pronto para concorrer em abril, a pedir que o presidente permaneça.

Os Estados Unidos, a oposição afegã e os candidatos rivais de Karzai apoiam a realização das eleições em agosto.

O presidente dos EUA, Barack Obama, ordenou o envio de mais 17 mil soldados ao país para tentar proteger a eleição em agosto da poderosa e crescente insurgência do Talebã. Uma eleição em abril não daria tempo suficiente para as tropas chegarem ao país.

Tags:
Edições digital e impressa