Rio de Janeiro, 08 de Setembro de 2026

Comércio vive pior crise dos últimos anos

Quinta, 12 de Fevereiro de 2004 às 07:59, por: CdB

As vendas do comércio varejista registraram em 2003 o terceiro ano consecutivo de queda, com uma retração de 3,68%. Segundo analistas econômicos ouvidos pelo Correio do Brasil, esta é a pior crise dos últimos 10 anos no setor.

- Chegamos ao fundo do poço. Não há mais espaço para cair ainda mais, ou será uma quebradeira generalizada. O "espetáculo do desenvolvimento" anunciado pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva precisará chegar e chegar bem rápido, caso contrário a aspiral de retração na economia poderá causar danos irreversíveis a milhares de empresas - disse um dos economistas da Federação Nacional do Comércio, que prefere o anonimato.

Segundo dados do IBGE, em dezembro de 2003, houve recuperação, com um aumento de 3,2% nas vendas em relação ao mesmo período do ano anterior. Esse foi o primeiro resultado positivo em 13 meses.

A receita nominal de vendas (sem descontar a inflação) cresceu 10,82% em dezembro e 13,40% em 2003.

 

Tags:
Edições digital e impressa