Rio de Janeiro, 03 de Novembro de 2026

Comando da comissão sobre reforma tributária estava decidido há dois meses

Quinta, 17 de Abril de 2008 às 18:25, por: CdB

A decisão sobre os postos de comando da comissão especial que vai analisar a proposta de emenda à Constituição (PEC) sobre a reforma tributária já estava tomada há dois meses, segundo informou o presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia (PT-SP), ao anunciar os nomes do presidente, vice-presidente e relator da comissão.

De acordo com Chinaglia, o anúncio só foi feito nesta quinta-feira porque era preciso fechar um acordo com todas as bancadas e compatibilizar o interesse de cada uma delas.

— Nessas conversas individualizadas com cada líder, o acordo foi produzido a partir da disposição do deputado Sandro Mabel (PR-GO) em ser o relator e do deputado Antonio Palocci (PT-SP) em ser o presidente, então a coisa estava resolvida fazia tempo. Havia ainda um pleito legítimo do PMDB para ter a presidência. Esse tempo todo foi para compatibilizarmos —, explicou.

O deputado Edinho Bez (PMDB-SC) foi indicado para a vice-presidência da comissão. Questionado se o fato de Sandro Mabel ter sido citado no caso do mensalão o descredenciava para o cargo, Chinaglia respondeu que o conselho de Ética da Câmara e o Plenário absolveram o deputado.

— Não há nenhum processo contra ele nesse episódio e toda vez que ele foi mencionado por alguém como envolvido, ele processou, e a informação que tenho é que ele tem ganhado várias ações —, disse Chinaglia.

O presidente da Câmara disse que, ao ser indicado para o cargo de relator, Mabel assumiu compromissos com os líderes partidários do governo e da oposição e com o Ministro da Fazenda, Guido Mantega.

O presidente também foi perguntado sobre a acusação de que Palocci mandou quebrar o sigilo bancário de um caseiro, quando era ministro, e se esse fato não colocava em xeque sua indicação para a presidência. Chinaglia respondeu que não lhe cabia fazer qualquer juízo.

— Se os líderes da base entendem que os três nomes deveriam ser apresentados, eu não poderia, como presidente da Câmara, questionar os líderes, as bancadas e fazer um julgamento pessoal do ponto de vista ético e moral —, afirmou.

A comissão deverá ser instalada na próxima quarta-feira, pois há partidos que ainda não indicaram seus membros para a comissão.

Tags:
Edições digital e impressa