O comandante da Aeronáutica, Juniti Saito afirmou, nesta quarta-feira, em depoimento na CPI do Apagão Aéreo na Câmara dos Deputados, que o Airbus 319 que transporta o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não pode decolar se um dos reversos, ou os dois, estiver sem funcionar.
— Por norma de segurança, e por transportar o mais alto mandatário, o Grupo de Transporte Especial não permite o vôo com reverso pinado. Mas isso é norma de segurança porque transporta presidente da República —, disse Saito.
Airbus 320 da TAM, que falhou em pousar no aeroporto de Congonhas no mês passado, matando 199 pessoas, operava há alguns dias com o reverso '"pinado" (sem funcionar). O reverso é o equipamento que ajuda o avião a frear no momento do pouso.
Segundo informações TAM, da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e da Infraero, o pouso de aeronaves com o reverso "pinado" não é proibido no país, uma vez que é permitido pela empresa que fabrica a aeronave. Mas, a permissão foi criticada por parlamentares de oposição.
— Acho que a regra tem que ser igual para todos. Se tem alguma medida de segurança, tem que ser igual para o presidente da República e para o Seu João —, disse o deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR).
Comandante da Aeronáutica diz que Aibus de Lula não voa sem reverso
Quarta, 08 de Agosto de 2007 às 14:59, por: CdB