Rio de Janeiro, 07 de Setembro de 2026

Com vantagem menor, Blair convoca eleições para 5 de maio

Terça, 05 de Abril de 2005 às 07:53, por: CdB

O primeiro-ministro da Grã-Bretanha, Tony Blair, "revelou" na terça-feira o segredo menos secreto da política britânica -- de que as eleições gerais serão realizadas no dia 5 de maio - enquanto pesquisas sugerem uma disputa real pelo controle do país pela primeira vez desde 1992.

Com o peso da guerra contra o Iraque sobre os ombros, Blair tenta levar o sucesso de sua política econômica para o centro da campanha.

Confirmando a data da eleição depois de visitar a rainha Elizabeth II,. em um tradicional evento pré-eleitoral, o premier prometeu servir-se dos oito anos de expansão da economia para aumentar os investimentos nos serviços públicos - gastos esses que, segundo disse, os conservadores (oposição) pretendem cortar.

- Essa é uma grande escolha, uma grande decisão. O povo britânico é o chefe e é quem vai tomar essa decisão - disse o dirigente a repórteres do lado de fora de sua residência oficial.

Blair adiou o anúncio da data da eleição por um dia devido à morte, no sábado, do papa João Paulo II. A insatisfação da opinião pública com a guerra no Iraque fez diminuir a base parlamentar do premiê e cinco novas pesquisas mostram que seu partido, o Trabalhista, perdeu apoio para os conservadores.

De forma embaraçosa, um dos principais candidatos dos trabalhistas, Stephen Wilkinson, anunciou na terça-feira que estava ingressando no Partido Liberal Democrata, a única grande legenda da Grã-Bretanha a opor-se à guerra.

O líder dos conservadores, Michael Howard, concentrou-se no suposto calcanhar de Aquiles de Blair - a queda em seus índices de popularidade depois da invasão do país árabe.

- A escolha para os eleitores no dia 5 de maio é bastante clara", disse Howard a simpatizantes de seu partido.

- Eles podem ou recompensar o senhor Blair por oito anos de promessas rompidas ou podem votar nos conservadores - disse ele.

Pesquisas publicadas nesta terça-feira pelos jornais The Guardian, The Times e The Independent davam aos trabalhistas uma vantagem de apenas 2 a 3 pontos percentuais. Se esses números forem os que saírem das urnas, segundo analistas, Blair pode até conquistar um terceiro mandato, mas com uma base parlamentar frágil.

Caso consiga manter-se no cargo, o atual premiê se transformaria no primeiro líder do Partido Trabalhista a conquistar três mandatos consecutivos, igualando-se à ex-primeira-ministra Margaret Thatcher.

Tags:
Edições digital e impressa