Rio de Janeiro, 02 de Janeiro de 2026

Coletivo Ponto Br ministra oficinas de graça na Caixa Cultural

Há cinco anos sem se apresentar no Rio, o Coletivo Ponto Br faz shows de 19 a 21 de maio na Caixa Cultural, no Centro do Rio de Janeiro. Como parte da iniciativa, oficinas gratuitas podem ser realizadas

Domingo, 14 de Maio de 2017 às 07:53, por: CdB

Algumas cantigas propõe improvisações poéticas e vocais que são experimentadas também durante a aula. A oficina é encerrada com a tradicional dança das caixeiras

Por Redação - do Rio de Janeiro:

Há cinco anos  sem se apresentar no Rio, o Coletivo Ponto Br faz shows de 19 a 21 de maio na Caixa Cultural, no Centro do Rio de Janeiro. Como parte da iniciativa, oficinas gratuitas podem ser realizadas pelo público. A começar pela oficina Maracatu Nação, com Mestre Walter França e Eder “O” Rocha.

cultura.jpg
Coletivo Ponto Br

Uma das manifestações remanescentes dos cortejos e coroações dos reis de Congo, o Maracatu Nação. Ou de Baque Virado, é uma das principais expressões da tradição popular pernambucana.

Realizada no ciclo carnavalesco, tem, no entanto, forte conotação religiosa. Nações centenárias, como a Estrela Brilhante de Recife são ligadas a terreiros de Xangô, que fundamentam seus cortejos públicos.

Em geral muito numerosos. Os grupos são formados de diversas alas além da corte. O cordão de catirinas e o baque, a grande orquestra de percussão do maracatu. A oficina enfoca a música do Maracatu nação a partir do canto, Loas ou toadas, e a percussão. Chamada de Baque, formado pelos seguintes instrumentos.

Tarol, Ganzá, Abê,  Gonguê, Alfaias Marcante, Alfaia Meião e AlfaiaRepique. São praticados os toques dos instrumentos nos diferentes baques, Arrasto, Parada, Martelo, Imalê e outros.

Caixa do Divino

Também na programação está o curso Caixa do Divino, com Mestra Zezé Menezes e Renata Amaral. A Festa do Divino Espírito Santo é um ritual de religiosidade popular realizado em todo o Brasil.

No Estado do Maranhão ela tem a particularidade de ser conduzida por mulheres tocando tambores chamados caixas, são as Caixeiras do Divino. Estes festejos são altamente ritualizados. Tendo um calendário longo que compreende a abertura da Tribuna, buscamento,

levantamento e derrubada do mastro, visitas aos Impérios e Mordomos, procissões, missa e a passagem de diversos cargos entre os festeiros. A oficina oferece um trabalho orgânico de musicalização através da prática do canto e da percussão. Os cânticos do Divino, transmitidos oralmente há gerações. São assimilados com facilidade, resgatando a memória coletiva. Onde a percussão simples e vigorosa conduz esta prática de conjunto de fácil resultado musical.

Algumas cantigas propõe improvisações poéticas e vocais que são experimentadas também durante a aula. A oficina é encerrada com a tradicional dança das caixeiras. Estão previstas também oficinas de Bumba Boi e Rabeca.

Oficinas

Sábado - 20/05

10h às 12h - Oficina de Caixa do Divino

20 vagas - inscrições pelo email maraca6@gmail.com

10h às 12h - Oficina Bumba Boi

30 vagas - inscrições pelo email maraca6@gmail.com

Domingo 21/05

10h às 12h - Oficina de Rabeca

20 vagas - inscrições pelo email maraca6@gmail.com

Show

A Caixa Cultural  recebe o coletivo Ponto Br. Um dos principais grupos de música contemporânea do país. Formado por mestres da cultura tradicional. Nos dias 19, 20 e 21 de maio, no Teatro de Arena, apresenta o show Na Eira.

O show é aberto à experimentação de saberes e sonoridades originários de uma genealogia calcada na matriz da cultura brasileira. Além dos shows, integrantes do Ponto Br realizarão oficinas gratuitas. Oferecendo uma oportunidade rara ao público do Rio de Janeiro de acessar conhecimentos desta vasta seara musical. Patrocínio: Caixa Econômica Federal e Governo Federal.

Além dos citados, formam o Ponto Br também  Éder “O” Rocha (bateria e percussão), Henrique Menezes (voz e percussão). O suíço Thomas Rohrer (rabeca e saxofones). Renata Amaral (baixo e voz). Músicos conhecidos da cena paulistana, que trabalham com artistas como. DJ Dolores, Ivaldo Bertazzo, Zélia Duncan, Nação Zumbi, Mestre Ambrósio, Zeca Baleiro e Chico Cesar, entre outros.

Artistas

Mestre Walter França – Percussão e voz

Mestra Zezé de Iemanjá – Voz e Caixa do Divino

Ribinha de Maracanã – Voz e Maracá

Renata Amaral – Baixo e Voz

Eder “O” Rocha – Bateria e Percussão

Thomas Rohrer – Rabeca e Saxofones

Henrique Menezes – Percussão e Voz

Equipe Técnica

Aline Fernandes – Produção Executiva

André Magalhães – Engenheiro de Áudio

Lígia Chaim – Iluminação

Rodolfo Pires – roadie

Design Gráfico – Andrea Pedro

Thelma Nascimento – Produção RJ

Mônica Riani – Assessoria de Imprensa

Maracá Cultura Brasileira – Realização

Serviço: Ponto Br

Ingresso: R$ 6,00 (inteira) R$ 3,00 (meia)

Datas: dias 19, 20 e 21 de maio às 19h

Local: Caixa Cultural Rio de Janeiro – Teatro de Arena

Endereço: Av. Almirante Barroso, 25, Centro (Metrô e VLT: Estação Carioca)

Telefone: (21) 3980-3815

Bilheteria: de terça-feira a domingo

Classificação Indicativa: Livre

Acesso para pessoas com deficiência

      

Tags:
Edições digital e impressa