Rio de Janeiro, 19 de Agosto de 2026

Cólera no Haiti pode matar mais que terremoto, diz Viva Rio

Segunda, 24 de Janeiro de 2011 às 05:55, por: CdB

ONG carioca, que está no país desde 2006, crê que, se não for contida, doença fará mais vítimas que o tremor de um ano atrás.

Cólera no Haiti

Para a ONG Viva Rio, que está atuando no Haiti, há mais de quatro anos, o surto de cólera no país tem o potencial para fazer mais vítimas fatais que o terremoto de 2010.

A declaração foi dada pelo coordenador da ONG, Jean Phylipe Espírito Santo, encarregado de Relações Institucionais da Viva Rio, nesta entrevista à Rádio ONU, direto de Porto Príncipe.

Reconstrução

"A epidemia de cólera tem a tendência de se propagar muito rapidamente, já que as condições de higiene e saneamento no país são precárias, por isso acredito que duas coisas sejam muito importantes: reconstrução de infraestruturas e o saneamento. A epidemia de cólera pode matar muito mais pessoas do que o terremoto", disse.

Segundo as Nações Unidas, o terremoto de 12 de janeiro passado matou mais de 222 mil pessoas e deixou 1,5 milhão desabrigadas.

Desde o início do surto de cólera em outubro passado, a doença já matou mais de 3,6 mil pessoas e infectou 170 mil causando 95 mil internações.

Tags:
Edições digital e impressa