Rio de Janeiro, 13 de Fevereiro de 2026

Colégio desenvolve sistema para controle de freqüência

Segunda, 27 de Agosto de 2007 às 09:42, por: CdB

Os três mil estudantes do Colégio Estadual Rubens Farrula, de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, serão recebidos de um jeito diferente a partir da próxima terça-feira, dia 28 de agosto. Nesse dia, às 9h, será lançada a identificação biométrica de controle de entrada e saída, inédito no sistema educacional do Estado.

Duas roletas destravam automaticamente com apenas um toque do polegar no aparelho, e uma câmera registra simultaneamente o movimento dos alunos. A tecnologia foi desenvolvida pela Fundação José Pellucio, com recursos da verba de manutenção enviada pela Secretaria de Educação.

- Estávamos buscando uma forma de controlar mais a freqüência e diminuir o número de faltas. A parceria com a Fundação concretizou essa idéia. Toda semana vou poder imprimir um relatório e mostrar para os pais se o filho realmente esteve na escola e a que horas entrou. Será um meio de responsabilizá-los ainda mais quanto ao seu papel de fazer cumprir o direito da criança e do jovem de estudar - explicou Gilda Martins Azevedo, diretora há 20 anos do Rubens Farrula.

A coordenadora regional da Metropolitana XI, Inês dos Santos da Silva, acredita que o sistema vai ser fundamental, principalmente para atender às demandas do Ministério Público e dos Conselhos Tutelares.

- As unidades escolares preenchem periodicamente a Ficha de Infreqüência do Aluno (FICAI) para saber os motivos que levam ao afastamento do estudante. Com a implantação da identificação biométrica, essas questões serão minimizadas - disse. A próxima unidade a usar o sistema será o Colégio Estadual Jardim Meriti, também de São João de Meriti.

Tags:
Edições digital e impressa