Rio de Janeiro, 02 de Janeiro de 2026

COI: Macron irá defender candidatura olímpica de Paris

O presidente da França, Emmanuel Macron, reforçou nesta terça-feira o apoio à candidatura olímpica de Paris para os Jogos de 2024

Terça, 16 de Maio de 2017 às 10:05, por: CdB

Não ficou claro de imediato se Macron estará em Lima, no Peru, no dia 13 de setembro, quando a cidade-sede será escolhida pelo COI

Por Redação, com Reuters - de Paris:

O presidente da França, Emmanuel Macron, reforçou nesta terça-feira o apoio à candidatura olímpica de Paris para os Jogos de 2024 e planeja defender a proposta da capital francesa em uma apresentação final de cidades candidatas em julho.

paris.jpg
O presidente da França, Emmanuel Macron, reforçou nesta terça-feira o apoio à candidatura olímpica de Paris para os Jogos de 2024

Macron, que tomou posse no último domingo, irá viajar à sede do Comitê Olímpico Internacional (COI) em Lausanne, na Suíça, para a apresentação de 11 e 12 de julho. Confirmou a equipe Paris 2024.

Paris disputa com Los Angeles o direito de sediar o evento.

Não ficou claro de imediato se Macron estará em Lima, no Peru, no dia 13 de setembro, quando a cidade-sede será escolhida pelo COI.

– Emmanuel Macron disse querer apoiar a proposta até a vitória final. Embora não tenha dado detalhes sobre sua possível presença em Lima – disse o líder da campanha Paris 2024, Tony Estanguet, em uma coletiva de imprensa ao final de uma visita de três dias do comitê de avaliação do COI.

Macron se reuniu com o comitê e com a prefeita de Paris, Anne Hidalgo. Além dos líderes da campanha, Estanguet e Bernard Lapasset, no Palácio do Eliseu na manhã desta terça-feira.

Os organizadores

Os organizadores da candidatura têm esperança de que o perfil internacionalista de Macron impulsione a campanha. E o novo líder francês expressou a intenção de se reunir com a comissão de avaliação de candidaturas do COI.

O comunicado do REM disse que Macron, que conquistou a Presidência disputando o segundo turno da eleição com a candidata de extrema-direita Marine Le Pen no domingo passado. Ele irá se encontrar com a comissão “na semana que vem”.

Emmanuel Macron sempre apoiou Paris 2024 desde que lançou sua candidatura presidencial. Estamos contentes de o presidente eleito ter tomado essa iniciativa antes de assumir o poder oficialmente – disse o responsável pela candidatura de Paris, Tony Estanguet, em um comunicado.  

A comissão de avaliação inicia sua visita de três dias no domingo depois de uma viagem a Los Angeles. A única outra cidade na disputa pelos Jogos de 2024.

A votação decisiva acontecerá em Lima, no Peru, no dia 13 de setembro.

Ciclista

O ciclista britânico campeão da Volta da França Chris Froome disse que escapou ileso depois que um motorista impaciente o atropelou e fugiu, mas que sua bicicleta ficou destruída.

O ciclista de 31 anos, três vezes vencedor da maior prova da modalidade, tuitou uma foto dos restos retorcidos de sua bicicleta de treinamento. Uma “perda total”, dizendo ter sido derrubado deliberadamente pelo motorista.

O membro da equipe Team Sky disse que está “ok” depois do incidente. Que aconteceu durante uma sessão de treino perto de sua casa, no sul da França.

– Acabei de ser atingido de propósito por um motorista impaciente que me seguiu na calçada! Por sorte estou ok. A bicicleta foi perda total. O motorista seguiu em frente! – escreveu o ciclista britânico. Acrescentando um emoticon de mãos unidas em oração.     

A equipe Team Sky disse que Froome, cuja base é Mônaco. Continuou sua sessão de treino depois de voltar para casa e pegar uma bicicleta reserva.  

Treino

Froome está treinando para a prova Criterium du Dauphine, evento de junho que costuma usar como aquecimento para a Volta da França, que ocorre entre 1 e 23 de julho. Ele é o favorito para vencer a competição pelo terceiro ano seguido.

O incidente foi só mais um lembrete dos riscos que ciclistas profissionais enfrentam continuamente durante seus treinamentos, e aconteceu menos de três semanas após a morte de Michele Scarponi, ex-vencedor do Giro d’Italia, de 37 anos, que foi atingido por uma van enquanto treinava na Itália.

Tags:
Edições digital e impressa