No dia da sanção da Timemania, nova loteria federal com o objetivo de sanear as contas dos clubes brasileiros, os principais times do país já articulavam para entrar na Justiça contra um dos dispositivos da lei.
O alvo de contestação dos cartolas é o mecanismo pelo qual, para ter seus débitos fiscais parcelados, eles são obrigados a desistir das disputas na Justiça em torno das dívidas.
- Basicamente, nós vamos nos insurgir contra a renúncia das ações - disse o presidente do Vasco, Eurico Miranda.
Pela regra da Timemania, parte do dinheiro será destinada aos clubes para pagarem débitos, que serão parcelados com descontos. O problema é que os clubes dizem que não podem desistir de ações em que eles podem ganhar do governo. Defendem que os processos continuem correndo na Justiça e, em caso de vitória, o valor seja abatido de suas dívidas.
Os clubes devem se reunir nos próximos dias para decidir o que fazer. O presidente do São Paulo, Juvenal Juvêncio, elogia a Timemania, mas também defende o recurso à Justiça para não ter de desistir das outras ações.
Juvêncio tentou fazer uma mudança neste item quando o projeto ainda estava no Congresso, mas acabou derrotado. O presidente do Clube dos 13, Fábio Koff, espera a reunião dos clubes, mas disse que o recurso à Justiça é uma opção.
O ministro do Esporte, Orlando Silva Jr., afirmou que a Timemania não é obrigatória, adere quem quer.
- É uma oportunidade que os clubes têm para pagar suas dívidas e, se não estiverem interessados nessa alternativa que o governo deu, que é o marco zero para que possam se organizar, é um problema de cada um dos clubes.
Na cerimônia de regulamentação, na última terça-feira à noite, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a criticar a fuga de jogadores para o exterior.
- O moleque bateu uma bolinha com três anos e já tem empresário. Está certo que a economia está bem, mas tem de cuidar - disse Lula.
O primeiro sorteio da Timemania deve ocorrer ainda neste ano. Ao todo, 80 clubes das séries A, B e C do Brasileiro podem participar. A nova loteria terá um sorteio por semana, aos sábados. O torcedor poderá marcar dez números entre os 80, e a loteria vai premiar apostadores que acertarem 7, 6, 5, 4 ou 3 números sorteados, além de pagar prêmios pelo acerto do "time do coração".