Símbolo de beleza imortalizado no cinema por Elizabeth Taylor, a rainha Cleópatra está tendo a sua famosa beleza negada por um estudo realizado por arqueólogos. Shakespeare escreveu que "a idade não pode definhá-la", mas uma moeda romana de dois mil anos mostrou que a rainha egípcia Cleópatra não era nem de perto uma mulher linda. A imagem de prata em um pequeno denário de prata encontrado pela Universidade de Newcastle a mostra com um queixo proeminente, lábios finos e um nariz grande, de acordo com notícias da mídia britânica desta quarta-feira.
E nem o amante dela, o general romano Marco Antonio, parecia ser mais atraente. O retrato dele nas costas da moeda, que data de 32 a.C., o mostra com olhos salientes, um nariz em forma de gancho e lábios finos.
- A imagem popular de Cleópatra é a de uma rainha bonita que era adorada por políticos e generais romanos -, disse Clare Picersgill, diretora assistente da universidade para museus arqueológicos.
- O relacionamento entre Marco Antonio e Cleópatra foi durante muito tempo romantizado por escritores, artistas e cineastas -, disse ela segundo o The Times.
A moeda, que estava em um galeria britânica há muitos anos, foi redescoberta durante uma busca por itens que seriam apresentados em um novo museu no norte da Inglaterra.
Rio de Janeiro, 27 de Dezembro de 2025
Edições digital e impressa