Rio de Janeiro, 14 de Fevereiro de 2026

Cinemateca Brasileira e Petrobras anunciam vencedores de projetos de restauração

A Cinemateca Brasileira e a Petrobras anunciaram nesta quinta-feira os 18 projetos de filmes selecionados para o Programa de Restauro. Dos 40 projetos de nove estados – Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo –, apenas 23 "cumpriram os requisitos do edital", segundo a diretora do Laboratório de Restauração da Cinemateca, Patrícia de Filippi, que integrou a comissão de seleção. (Leia Mais)

Quinta, 30 de Agosto de 2007 às 17:18, por: CdB

A Cinemateca Brasileira e a Petrobras anunciaram nesta quinta-feira os 18 projetos de filmes selecionados para o Programa de Restauro. Dos 40 projetos de nove estados – Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo –, apenas 23 "cumpriram os requisitos do edital", segundo a diretora do Laboratório de Restauração da Cinemateca, Patrícia de Filippi, que integrou a comissão de seleção.

Não eram permitidos projetos de filmes em cores e projetos de instituições privadas com fins lucrativos.

— Nós consideramos apenas filmes em preto e branco e de instituições sem fins lucrativos, como estava no edital —, disse a diretora.

Os autores dos projetos, explicou, receberão seus filmes restaurados em uma cópia nova em película e 20 exemplares em DVD. E a Cinemateca, como previsto no edital, terá a propriedade dos materiais de preservação, além de uma cópia de exibição em película e dos direitos para inclusão da obra na Programadora Brasil, projeto da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, para difusão em circuitos não comerciais.

A comissão usou como critérios para selecionar os projetos a relevância na filmografia nacional, a urgência de preservação do patrimônio cultural e a importância como documento histórico.

Para o diretor-geral da Cinemateca Brasileira, Carlos Magalhães, a parceria com a Petrobras possibilitou a ampliação da capacidade de trabalho do Laboratório.

— É um projeto estruturante para a instituição —, disse. Ele destacou as mudanças na  captação
de recursos para restauração de filmes.

— Pela primeira vez a própria Cinemateca pediu apoio à Petrobras para receber recursos e prestar serviços, e não distribuir recursos em dinheiro —, disse.  

E informou que haverá outras edições do programa, possivelmente com um processo de seleção mais amplo.

A Petrobras investiu R$ 3 milhões no projeto, segundo o gerente regional de Comunicação Institucional da estatal, José Aparecido Barbosa.

São os seguintes os projetos selecionados:

1. Dimas (Diretoria de Artes Visuais e Multimeios) - Núcleo de Documentação e Pesquisa (BA):  Tocaia no Asfalto (1962) e Caveira my Friend (1970), longas-metragens, 35mm

2. Ricardo K. Albuquerque (CE): Lampião (1936), curta-metragem, 16mm e 35mm

3. Prefeitura Municipal de Aquidauana (MS): Acervo do Museu de Arte Pantaneira (1949-1970), 48 curtas-metragens, 16mm

4. Museu da Imagem e do Som do Pará (PA): Coleção Líbero Luxardo (década de 1960), 4 títulos em curta e longa-metragem, 16mm

5. Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa (RS): Acervo (década de 1950), 8 títulos em curta e longa-metragem, 16mm e 35mm

6. Cinemateca Capitólio (RS): Acervo (1930-1963), 3 lotes, domésticos, curtas-metragens e cinejornais, 16mm

7. Albina Luciani Albuquerque Pereira (RJ): Cinejornais da Atlântida (amostragem - décadas de 1950 e 1960), 35mm

8. Luis Abramo Campos (RJ): Morte em Três Tempos (1964) e Um Homem e sua Jaula (1969), longas-metragens, 35mm

9. Aloisio Teixeira de Carvalho (RJ): O Batedor de Carteiras (1958), longa-metragem, 35mm

10. Teresa Cristófani Barreto (SP): 4 filmes de Henrique Verona Cristófani (década de 1960), curtas-metragens, 16mm

11. João Batista de Andrade (SP): Liberdade de Imprensa (1967), curta-metragem, 16mm

12. Biblioteca Mário de Andrade (SP): Série Veja o Brasil - Coleção Maynard de Araújo (1947-1959), 93 curtas-metragens, 16mm

13. Ary Fernandes (SP): Série Águias de Fogo (1969), episódios de curta-metragem, 35mm

14. Centro de Ciências, Letras e Artes Campinas (SP): Comemorações do Centenário do Nascimento (1936) de Carlos Gomes, curta-

Tags:
Edições digital e impressa