Rio de Janeiro, 03 de Janeiro de 2026

Cine-Vitória: semana de exibição de filmes soviéticos

No âmbito das comemorações pelos 72 anos da Vitória da URSS na Grande Guerra Patriótica de 1941-1945, a Setor de Letras Russas da Faculdade de Letras da UFRJ

Terça, 09 de Maio de 2017 às 05:49, por: CdB

Tendo em vista a pouca discussão sobre a atuação dos soviéticos na Guerra, foi promovida não só a exibição dos filmes como também uma palestra para esclarecer o público sobre esse tema

Por Redação - do Rio de Janeiro:

No âmbito das comemorações pelos 72 anos da Vitória da URSS na Grande Guerra Patriótica de 1941-1945, a Setor de Letras Russas da Faculdade de Letras da UFRJ realizou um circuito de filmes soviéticos e debates sobre a participação do Exército Vermelho e do povo soviético no conflito global que marcou a História.

cinevitoria.jpg
Filme "Vá e Veja", uma produção soviética de 1985, dirigida por Elem Klimov

Tendo em vista a pouca discussão sobre a atuação dos soviéticos na Guerra. Foi promovida não só a exibição dos filmes como também uma palestra para esclarecer o público sobre esse tema.

A Semana da Vitória ocorreu na segunda, quarta e sexta-feira.

Na segunda-feira, às 15 horas no auditório G-2 da Faculdade de Letras. Aconteceu uma palestra com o Cônsul Geral da Rússia no Rio de Janeiro Vladimir Tokmakov e o Professor de História João Cláudio Pitillo (UERJ). Ele é estudioso da Segunda Guerra e em 2015 foi condecorado pela Federação da Rússia por seu trabalho acadêmico sobre o tema.

Essa palestra teve como objetivo apresentar ao público outra visão sobre a Segunda Guerra. Destacando a heroica e brava atuação dos soviéticos, que foram os grandes responsáveis pela derrota do fascismo em 1945.

Evento

Nesta quarta-feira, às 14 horas no auditório G-1 da Faculdade de Letras da UFRJ. Ocorrerá a exibição do filme Vá e Veja, uma produção soviética de 1985. Dirigida por Elem Klimov. Antes da exibição, ocorrerá um debate sobre o tema do filme e sua contextualização. Que será feito por Eden Pereira, estudante de História da UERJ.

E na próxima sexta-feira, às 14 horas no auditório G-1 da Faculdade de Letras da UFRJ. Ocorrerá a exibição do filme O Pai do Soldado, produção da Geórgia soviética de 1964 e dirigida por Rezo Chkheidze. Também antes da exibição do filme, ocorrerá um debate sobre o tema e o contexto da obra e também uma discussão sobre a participação da mulher na Guerra, que será feita por Sonia Branco, professora de Língua Russa pela UFRJ.

Os filmes têm como objetivo deixar mais claro as grandes perdas humanas e o lado trágico da guerra no teatro de operações da União Soviética, refletindo também sobre os crimes cometidos pelos invasores hitleristas e o papel decisivo dos soviéticos na virada da Guerra até sua Vitória em 9 maio de 1945.

O evento conta horas como Atividade Acadêmica Científica e Cultural (AACC) e serão entregues certificados posteriormente.

A Faculdade de Letras fica localizada na Av. Horácio Macedo, 2151, na Cidade Universitária, Ilha do Fundão, ao lado do prédio da Reitoria da UFRJ.

O evento é oferecido pelo Setor de Letras Russas/Departamento de Línguas Orientais e Eslavas e conta com o apoio do Consulado Russo no Rio de Janeiro.

Tags:
Edições digital e impressa