Os atrasos que acontecem desde o início desta semana nos aeroportos do país podem estar relacionados a um funcionamento parcial dos monitores (consoles) de vôo do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo (Cindacta-1).
Segundo o chefe do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (Cgna) do Departamento de Controle de Espaço Aéreo (Decea) da Aeronáutica, tenente-coronel aviador Gustavo Adolfo Camargo de Oliveira, estão em funcionamento apenas dois dos cinco consoles do Cindacta-1 para monitorar os vôos da região de São Paulo.
Os cinco consoles do Cindacta-1 foram substituídos após reclamação dos controladores de vôos sobre mau funcionamento, segundo Oliveira. No entanto, após a operação de troca, três consoles não teriam funcionado e foi necessário estabelecer um intervalo de tempo maior entre os vôos.
Com apenas dois consoles, por questão de segurança, o intervalo entre os vôos precisa ser de até 20 minutos. Na avaliação do chefe do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea, quando o terceiro monitor entrar em funcionamento, a situação tende a melhorar. E em poucas horas o tráfego estaria normalizado.
Boletim divulgado pela Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) demonstra que os atrasos em vôos continuam afetando os principais aeroportos do país. Segundo a estatal, dos 1.114 vôos que estavam previstos para decolar até às 15 horas desta quinta-feira, 411 sofreram atraso de mais de uma hora. O número representa 36,8% do total. Outros 104 (9,3%) foram cancelados.
Cindacta-1 tem três monitores de vôo parados, diz tenente-coronel
Quinta, 21 de Junho de 2007 às 15:03, por: CdB