Rio de Janeiro, 04 de Setembro de 2026

Ciesp: Nível de emprego na indústria paulista cresce 0,45% em março

Terça, 03 de Maio de 2005 às 16:49, por: CdB

A indústria paulista criou 8.716 empregos no mês de março de 2005, o que representa uma alta de 0,45% em relação a fevereiro (0,36%). No primeiro trimestre deste ano, 23.544 trabalhadores foram contratados, segundo pesquisa feita pelo Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp).

Para Boris Tabacof, diretor-titular do Departamento de Economia do Ciesp, o levantamento realizado em 21 setores da indústria, mostra que existe um "acomodamento" no nível de emprego. Ele lembra que a partir do último trimestre do ano passado a intensidade do crescimento de contratações diminuiu. A média anual, com base nos 12 meses terminados em março, está em torno de 5%.

O diretor destaca ainda "um clima de expectativa" do setor, por conta da política monetária que mantém, segundo ele, os juros em um patamar elevado e também devido à atual cotação do dólar, em torno de R$ 2,50.

- Setores da indústria já estão sendo afetados pelo real mais forte e conseguem mais competir na exportação, como o de calçados - alertou.

A pesquisa aponta queda nas exportações em março, que Tabacof considera "uma novidade" e um "sinal que merece atenção, mas não representa uma tendência". As exportações de industrializados em março registraram alta (19,4%) em relação a igual período no ano passado, mas foram inferiores às do mês anterior, quando houve alta de 44,3% em relação a fevereiro de 2004.

De acordo com o diretor do Ciesp, a alta na taxa de juros influenciou a queda na criação de empregos. A pesquisa indica que os setores que mais contrataram foram: refino de petróleo e destilação de álcool (3,51%), bebidas (1,24%) e produtos alimentícios (1,04%). Os que menos contrataram foram: couro e produtos de viagem, papel/papelão e similares, e produtos farmacêuticos e veterinários.

Na avaliação do desempenho no nível de emprego por região, a cidade de Araçatuba obteve a melhor variação, com 3,79%, devido ao período de safra do setor sucroalcooleiro na contratação de mão-de-obra. Na capital paulista, o índice de março apontou um crescimento de 0,29% e na Grande São Paulo, de 0,38%.

Tags:
Edições digital e impressa