Rio de Janeiro, 12 de Setembro de 2026

Cientistas neutralizam reprodução do vírus da Hepatite C

Quinta, 21 de Janeiro de 2010 às 09:24, por: CdB

Cientistas descobriram como neutralizar a reprodução do vírus da hepatite C, o que vai favorecer o tratamento da principal causa de câncer de fígado, de acordo com um estudo publicado na revista Science Transnational Medicine.
 
Pesquisadores norte-americanos identificaram uma proteína essencial para o ciclo reprodutivo do vírus da hepatite C (HCV), chegando a uma versão sintética dessa proteína com potencial para destruir a habilidade reprodutiva do vírus.

A proteína alterada levou os cientistas a descobrirem compostos que preveniam a reprodução ou o agrupamento do vírus HCV. 

Os resultados podem significar um papel maior na luta contra a tendência do vírus de adquirir rapidamente resistência aos tratamentos, ao mesmo tempo em que evitam os piores efeitos secundários.

Cerca de 170 milhões de pessoas estão infectadas com a Hepatite C. A doença é transmitida pelo sangue e pode derivar em cirrose e câncer de fígado.

Tags:
Edições digital e impressa