Rio de Janeiro, 14 de Maio de 2026

Cientistas identificam novos genes do câncer de mama

Quinta, 04 de Agosto de 2005 às 11:03, por: CdB

Cientistas disseram, nesta quinta-feira, terem conseguido identificar quatro novos genes que estariam envolvidos no desenvolvimento do câncer de mama.

Examinando tecido tirado de 53 tumores de mama e células cultivadas em laboratórios, os pesquisadores da Universidade de Cambridge conseguiram limitar o grupo a quatro genes. O estudo pode oferecer bases para a criação de novos tratamentos contra a doença.

- Usando a tecnologia mais recente de DNA, conseguimos apontar quatro novos genes que estão provavelmente envolvidos no desenvolvimento do câncer de mama - disse o professor Carlos Caldas, que comandou a equipe de pesquisadores.

- Isso não é apenas um avanço emocionante a respeito de nossa compreensão sobre o desenvolvimento do câncer, mas também abre uma nova e revolucionária era na descoberta de genes ligados à doença - acrescentou Caldas, em um comunicado.

O câncer de mama é um dos tipos mais comuns de câncer entre as mulheres do mundo todo. Mais de 1 milhão de novos casos aparecem todo ano, segundo a Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer, com sede em Lyon, na França.

A maior parte dos casos de câncer de mama são provocados por danos genéticos surgidos durante a vida da mulher. Mutações herdadas em genes chamados BRCA1 e BRCA2 estão envolvidos nos casos de câncer de mama e de ovário hereditários. Caldas, que publicou um artigo sobre sua descoberta na revista Oncogene, disse que os cientistas estavam tentando identificar esses genes havia duas décadas.

O pesquisador e sua equipe usaram a tecnologia de "microarray", que permite aos cientistas analisar a configuração de muitos genes ao mesmo tempo.

- Esperamos que essa tecnologia provoque um aumento semelhante na velocidade com que novos tratamentos contra o câncer chegarão aos pacientes - disse Caldas.

Resultados iniciais indicam que os tumores com várias cópias dos genes são mais agressivos.

"Se isso for confirmado, poderemos oferecer uma pista para terapias direcionadas a esses casos," acrescentou.

Tags:
Edições digital e impressa