Rio de Janeiro, 05 de Novembro de 2026

Chuvas provocam inundações e deixam feridos no Rio

Quarta, 16 de Janeiro de 2008 às 14:25, por: CdB

O município de Itatiaia, no sul do estado do Rio de Janeiro, foi a região mais atingida pelas chuvas de terça-feira. O aumento do volume das águas do Rio Santo Antônio provocou a inundação de casas em quatro bairros da região.

Segundo a secretária de Assistência Social da prefeitura de Itatiaia, Laura Rezende, apesar dos graves efeitos das chuvas no município, ninguém ficou desalojado.

— O transbordamento do rio teve conseqüências graves, mas não tivemos noticia de desabrigados e desalojados —, disse.

Laura Rezende informou ainda que a prefeitura está realizando um levantamento do número de famílias atingidas pelas inundações. Nas regiões mais afetadas, as famílias estão recebendo alimentos, colchonetes e vacinas.

Em Magé, município do norte fluminense, os ventos fortes causaram a queda de várias árvores oferecendo perigo para aqueles que passavam no local. Em Niterói, na região metropolitana do Rio, choveu granizo entre as 17h e 18h, por cerca de 20 minutos no centro da cidade.

Segundo o coordenador da Defesa Civil do Estado do Rio, coronel Souza filho, o órgão se manterá em estado de alerta até o final do verão.

— A Defesa Civil, durante o período de verão, que vai de novembro a março, vai se manter em estado de alerta com equipes de plantão —, explicou.

O coordenador informou ainda que o órgão fará um levantamento com o serviço de metrologia para orientar as ações no estado.

Na cidade do Rio de Janeiro, caixas subterrâneas da rede elétrica foram inundadas e rajadas de vento de 80 quilômetros por hora derrubaram galhos de árvores sobre a fiação, prejudicando o fornecimento de energia em dez bairros.

Segundo a Assessoria de Comunicação da Light, técnicos ainda estão trabalhando nos bairros de São Cristóvão, Jacarepaguá, Barra da Tijuca, Sampaio e Riachuelo para restabelecer o fornecimento de energia.

No prédio tombado de onde partem as barcas da Baía de Guanabara, na Praça 15, os fortes ventos derrubaram parte do revestimento da fachada sobre a área de embarque. Sete passageiros ficaram levemente feridos.

Tags:
Edições digital e impressa