Subiu para 15 o número de mortes causadas pela chuva em Pernambuco, desde a semana passada. Em Alagoas, outro Estado do Nordeste atingido por enxurradas, foram confirmadas, até a manhã desta quarta, 29 mortes. Com isso, chega a 44 o número de óbitos provocados pelo mau tempo.
Segundo a Defesa Civil de Pernambuco, além das mortes há ainda registro de mais de 40 mil pessoas fora de suas casas em decorrência dos temporais, sendo 24.552 desalojados e outros 17.808 desabrigados, ou seja, dependem de abrigos públicos.
O Estado registra ainda nove cidades em situação de calamidade pública e outras 30 em situação de emergência. Com o reconhecimento da situação de emergência, os municípios podem fazer compras sem licitação, entre outras facilidades. Ao todo, 54 cidades foram afetadas pelas chuvas.
Em Alagoas, pelo menos 15 municípios decretaram calamidade pública. No total, 177 mil pessoas foram afetadas.
Cerca de 600 estão desaparecidas. As buscas a essas vítimas devem começar nesta quarta. Quatro cães farejadores vão participar do trabalho de resgate em 15 cidades mais afetadas pelas chuvas em Alagoas desde a semana passada.
A enxurrada destruiu a ferrovia Transnordestina. O trecho mais danificado foi o de União dos Palmares. A mesma estrada de ferro já tinha sido destruída durante as cheias em 2000.
O secretário da Educação de Alagoas, Rogério Teófilo, anunciou que vai antecipar o recesso de julho das escolas atingidas pelas enchentes no Estado. A medida vale ainda para as escolas que não foram avariadas, mas estão servindo de abrigo para as vítimas das chuvas.