Rio de Janeiro, 08 de Setembro de 2026

Chuvas causam prejuízos de R$ 19 milhões em Alagoas

Quarta, 11 de Fevereiro de 2004 às 23:45, por: CdB

O último levantamento da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil mostra que os prejuízos causados pelas chuvas em Alagoas já somam R$ 19 milhões. Nessa conta entraram prejuízos materiais, humanos, ambientais, econômicos e sociais, segundo afirmou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas), coronel Paulo César Sales.

- Esse relatório é referente aos 21 municípios em estado de emergência. Foi, inclusive, entregue ao governador do Estado, Ronaldo Lessa, e ao secretário nacional de Defesa Civil, coronel Jorge do Carmo Pimentel - disse o comandante Paulo César.

De acordo com os dados da Defesa Civil, 1.392 pessoas estão desalojadas; 3.105, desabrigadas; e 1.316, deslocadas. Também em função das chuvas, 67 pessoas ficaram levemente feridas, quatro ficaram gravemente feridas; 700 enfermas; e cinco pessoas foram mortas, incluindo o pescador Edilson Balbino, que foi arrastado pelas águas, na Chã de Bebedouro, na última semana, e cujo corpo foi encontrado, dois dias depois, no Riacho Cardoso.

- Esse é o relatório mais recente que temos. Antes, 14 municípios estavam em estado de emergência, mas agora o número subiu para 21 - explicou Paulo César Sales. Ele disse que o órgão está mais tranqüilo com relação às chuvas, já que o sol reapareceu nesses últimos dias, porém, não menos atento ao que possa vir acontecer.

- Graças a Deus, as chuvas deram uma trégua, inclusive, a vazão de águas em Xingó baixou. Estava em 9.000 metros cúbicos por segundo e agora encontra-se em 4.500 metros cúbicos por segundo. Mesmo assim, estamos atentos - disse.

Tags:
Edições digital e impressa