Tombado como patrimônio histórico, o local é um cartão postal da cidade e, diariamente, recebe grande número de pessoas, principalmente, de jovens
Por Redação, com ABr - de São Paulo:
Uma parte do revestimento inferior do teto da marquise do Parque Ibirapuera, em São Paulo se desprendeu na noite anterior , provavelmente, por infiltrações após a sequências de chuvas. O fato é analisado em vistoria técnica.
Segundo a prefeitura, engenheiros e técnicos das secretarias do Verde e do Meio Ambiente e de Serviços e Obras estão elaborando um laudo; e devem anunciar nesta quinta-feira se o local terá ou não de ser interditado para os reparos.
– Uma primeira análise indica que o pedaço que se desprendeu; na quarta-feira por volta das 21hs, não tinha função estrutural e fazia parte do revestimento original da construção de 1954 – informou a prefeitura. Essa parte que caiu mede 9,45 metros quadrados; e em toda a sua extensão o teto tem uma área de 27 mil metros quadrados.
Obra
A obra faz parte do conjunto arquitetônico projetado para o Parque lbirapuera pelo arquiteto Oscar Niemeyer e marcou as comemorações do quarto centenário de fundação da cidade de São Paulo, em 1954.
Tombado como patrimônio histórico, o local é um cartão postal da cidade e; diariamente, recebe grande número de pessoas, principalmente, de jovens na prática de esporte. Frequentemente, abriga eventos diversos. O Ibirapuera é um dos 106 parques municipais que está na lista de licitações para privatização do prefeito João Dória.
Serviço de alerta para desastres naturais
O Estado de São Paulo passou a integrar no dia 11 deste mês o sistema de alertas de desastres nacionais por celular coordenado pela Defesa Civil nacional. Os paulistas já podem cadastrar suas linhas para receber mensagens sobre riscos de tempestades, raios, enchentes, deslizamentos e emergências de verão. O modelo já está ativo no Paraná e em Santa Catarina e deve alcançar todos os Estados até março de 2018.
O serviço é gratuito e os proprietários de celular receberão por SMS uma mensagem gravada da Defesa Civil Nacional informando sobre a novidade; e orientando o que fazer para cadastrar-se. Mas quem quiser se antecipar pode solicitar o envio dos avisos mandando mensagem para o número 40199 com o seu Código de Endereçamento Postal (CEP).
Os alertas são enviados tanto pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad); quanto pela Defesa Civil do Estado ou do município ao qual o celular está vinculado.
O sistema de alertas foi implantado inicialmente no Paraná e em Santa Catarina em outubro; após períodos de testes realizados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel); em 20 municípios catarinenses a partir de fevereiro e em cinco paranaenses desde junho. Hoje, 579 mil moradores dos dois Estados já utilizam o serviço. De 8 de fevereiro a 10 de novembro foram disparadas 330 notificações de alerta; que resultaram em mais de um milhão de mensagens.
Cronograma
O modelo será implantado em todo o país até março. Em 18 de dezembro, estará em operação no Rio Grande do Sul; Rio de Janeiro e Espírito Santo. Em 15 de janeiro será a vez dos estados de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Goiás passarem a receber os SMS.
A fase seguinte contemplará o Distrito Federal, Mato Grosso e Tocantins; e partir de 19 de fevereiro. Um mês depois serão inseridos Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco; Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Maranhão, Pará, Amapá, Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima.
Em cada etapa, será realizada campanha informativa nos meios de comunicação das cidades que contarão com o novo serviço.