As duas principais capitais da Região Sudeste, Rio e São Paulo, sofreram na manhã desta quarta-feira com retenções no trânsito, provocadas pela chuva. Na cidade paulista, os trechos de congestionamento atingiram 120 quilômetros.
No Rio, os motoristas tiveram que ter paciência nas avenidas Brasil - em direção ao Centro - e Borges de Medeiros, na Lagoa. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê declínio de temperatura em São Paulo; e mais chuvas no Rio para quinta e sexta-feira.
De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de São Paulo, foram registrados 116 km de lentidão às 9h30, contra uma média de 74 km para o mesmo horário. O índice de lentidão já está bem acima da média, horas antes da chegada do Papa à cidade.
O pior ponto de congestionamento está na pista local da Marginal Pinheiros, sentido Castello Branco, onde há 8,7 km de lentidão entre as pontes Transamérica e Cidade Jardim. No sentido oposto, há 5,6 km na via expressa, desde a rodovia Castello Branco até a ponte Cidade Universitária.
Às 7h30, um ônibus e uma bicicleta colidiram na avenida Professor Vicente Rao, no sentido Marginal da via. A faixa da esquerda estava ocupada, mas já foi desinterditada.
Uma pessoa foi atropelada por um ônibus, na rua Henrique Sousa Queirós. A faixa esquerda do sentido único da via já foi desbloqueada, na altura da rua Rodovalho Júnior.
No viaduto República da Armênia, dois caminhões e um carro bateram deixando a faixa esquerda da via bloqueada. Ninguém se feriu e os veículos já foram retirados.
Houve queda de um motoqueiro na ligação Leste-Oeste, próximo à praça Franklin Roosevelt, sentido Penha. A faixa da esquerda da via não está mais interditada. O motoqueiro ficou ferido.
Um automóvel e uma moto colidiram na avenida Alcântara Machado deixando feridos. No sentido bairro, próximo à rua Almirante Brasil, uma faixa ficou ocupada devido ao acidente, mas já foi liberada.
Ocorreu um acidente na Marginal Pinheiros, 200 m depois da ponte Ary Torres, sentido Castello Branco, envolvendo cinco veículos. Não houve registro de feridos, mas a faixa da esquerda da pista expressa chegou a ser bloqueada até às 6h25.
No Rio a forte chuva causou o fechamento do Aeroporto Santos Dumont para pousos e decolagens. Já o Aeroporto Tom Jobim funciona com auxílio de instrumentos.
A chuva também causa transtornos ao trânsito. Quem segue pela Ponte Rio-Niterói em direção à Capital fluminense, encontra fluxo lento desde as rampas de acesso até o vão central, onde há retenções. Por causa disso, o fluxo em vias de Niterói que dão acesso, como a Alameda São Boaventura e Avenida Marquês de Paraná têm movimentação confusa.
O panorama é o mesmo para quem segue da Zona Norte até o Centro. Há retenções na Avenida Radial Oeste, no trecho próximo ao Estádio Mário Filho. O mesmo acontece na Avenida Maracanã e na Praça da Bandeira.
O resto do dia deverá ser de chuva e baixa temperatura na cidade carioca, de acordo com a meteorologia. A previsão é que fique entre 20ºC e 26ºC. O mau tempo faz com que a Defesa Civil do município do Rio fique em estado de atenção a desabamentos.