Rio de Janeiro, 13 de Setembro de 2026

Chuva pode causar a perda de 1 milhão de toneladas de arroz no RS

As perdas nas lavouras de arroz no Rio Grande do Sul por causa da chuva podem chegar a 1 milhão de toneladas nesta safra, 12% a menos do que foi colhido no ano passado. O Estado é o maior produtor nacional de arroz, contribuindo com 63,1 % da produção brasileira. A estimativa era colher 8 milhões de toneladas.No que depender da meteorologia, por enquanto não há condições para o replantio, o plantio ou uma avaliação mais detalhada da situação.(Leia Mais)

Sexta, 11 de Dezembro de 2009 às 10:02, por: CdB

As perdas nas lavouras de arroz no Rio Grande do Sul por causa da chuva podem chegar a 1 milhão de toneladas nesta safra, 12% a menos do que foi colhido no ano passado. O Estado é o maior produtor nacional de arroz, contribuindo com 63,1 % da produção brasileira. A estimativa era colher 8 milhões de toneladas.

Segundo o presidente do Instituto Rio-Grandense do Arroz (Irga), Maurício Miguel Fischer, o consumo anual de arroz no Brasil é de 12,8 milhões de toneladas. Portanto, essa redução corresponde aproximadamente ao total consumido em um mês no país.

– Cerca de 240 mil hectares da cultura estão submersos há vários dias devido às chuvas. Nessa área, 110 mil hectares já haviam sido plantados e restam 130 mil para serem plantados – informou.

De acordo com o presidente, o estado conseguiu, após dialogar com o Ministério da Agricultura, estender o prazo para o plantio, que se encerraria qunta-feira, até o dia 20 de dezembro. Agora, de acordo com ele, tudo vai depender das condições climáticas.

– Nosso prejuízo nesta safra já chega a aproximadamente R$ 700 milhões – disse Fischer à Agência Brasil.

No que depender da meteorologia, por enquanto não há condições para o replantio, o  plantio ou uma avaliação mais detalhada da situação. A previsão para esta sexta-feira e para os próximos dias, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), é de pancadas de chuva, moderadas e fortes, acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento. Há possibilidade de queda de granizo em áreas isoladas.

O presidente do Irga disse que o último levantamento mostra que a área plantada até agora é de aproximadamente 80%. Em 2008, no mesmo período, já tinham sido plantados 98,3% da área ou o correspondente a 1,087 mil hectares.

Na avaliação de Miguel Fischer, não haverá problemas de abastecimento devido a essas perdas, o que poderá ocorrer é o aumento dos preços,  entre 10% e 15%.

– O Brasil importa arroz do Uruguai, da Argentina e do Paraguai, embora esses países também estejam com a produção comprometida devido ao clima. Aliás, isso vem acontecendo em todo o cenário mundial, por se tratar de uma cultura muito suscetível às catástrofes – acrescentou.

De acordo com o presidente do Irga, atualmente os maiores produtores mundiais importam arroz, como é o caso da Índia.

Tags:
Edições digital e impressa