Rio de Janeiro, 28 de Janeiro de 2026

Chips minúsculos vão combater pirataria de marcas

Segunda, 04 de Junho de 2007 às 11:26, por: CdB

O conglomerado japonês de eletrônica Hitachi e o grupo de software norte-americano Oracle se unirão para comercializar na China etiquetas wireless que podem ser usadas para identificar bens falsificados, reportou o diário japonês Nikkei.

A pirataria de produtos de marca e protegidos por direitos autorais vem sendo fonte de atrito comercial entre a China e diversos dos parceiros comerciais do país, e o governo está tomando medidas para reprimir a falsificação e proteger direitos de propriedade intelectual.

Hitachi e Oracle antecipam uma alta na demanda por etiquetas IC, ou de circuitos integrados, para uma ampla variedade de produtos, ainda que não anunciem a fonte dessa expectativa.

As etiquetas IC são minúsculos chips capazes de armazenar informação básica sobre um produto, como por exemplo seu local de produção e empresa fabricante. Um leitor eletrônico pode ser usado para recuperar essa informação e confirmar a autenticidade do produto. As etiquetas serão produzidas pela Hitachi e custarão cerca de 10 ienes (US$ 0,058) cada, segundo o Nikkei.

Tags:
Edições digital e impressa