Rio de Janeiro, 11 de Agosto de 2026

China se posiciona a respeito do relatório do Pentágono

Quinta, 31 de Julho de 2003 às 23:28, por: CdB

A China desmentiu nesta sexta-feira um relatório do Pentágono que acusava o país de mirar um número crescente de mísseis balísticos em direção a Taiwan e afirmou que com o documento os Estados Unidos buscavam um pretexto para vender armas avançadas à ilha.

- O motivo é fomentar a opinião pública e uma desculpa para vender armas avançadas para Taiwan. O lado chinês expressa seu profundo descontentamento e sólida oposição ao relatório - disse o Ministério das Relações Exteriores da China num comunicado em resposta ao relatório anual do Pentágono sobre o poderio militar chinês.

O comando militar dos Estados Unidos declarou na quarta-feira que a China estava ampliando seus gastos militares e direcionando um número crescente de mísseis para se preparar para um possível conflito no estreito de Taiwan, com a intenção de subjugar a ilha antes que os EUA tenham a chance de intervir.

A Casa Branca anunciou na última quinta-feira que o desenvolvimento de mísseis chineses capazes de atingir Taiwan poderia desestabilizar a região e acrescentou que os EUA estavam prontos para venderem armas para que a ilha possa se defender.

Desde que China e Taiwan se separaram no final da guerra civil chinesa em 1949, Pequim ameaça atacar a ilha caso ela declare independência ou abandone as negociações de reunificação.

Tags:
Edições digital e impressa