Rio de Janeiro, 16 de Fevereiro de 2026

China reconhece que terrorismo ameaça os Jogos Olímpicos

A China e a Interpol consideram o terrorismo a principal ameaça para os Jogos Olímpicos de Pequim em 2008. O alerta foi feito na terça-feira pela imprensa local citando o ministro chinês responsável pela segurança interna e o secretário-geral da organização internacional de Polícia criminal. (Leia Mais)

Terça, 11 de Setembro de 2007 às 08:30, por: CdB

A China e a Interpol consideram o terrorismo a principal ameaça para os Jogos Olímpicos de Pequim em 2008. O alerta foi feito na terça-feira pela imprensa local citando o ministro chinês responsável pela segurança interna e o secretário-geral da organização internacional de Polícia criminal.

- Embora a situação geral em matéria de segurança para os Jogos Olímpicos seja estável, ainda devemos enfrentar os desafios do terrorismo, o separatismo e o extremismo - declarou o ministro chinês de Segurança Pública, Zhu Yongkang. - O terrorismo, em especial, é a maior ameaça - acrescenta.

O secretário-geral da Interpol, Roland Noble, lembrou os atentados de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos.

- A vontade de Osama Bin Laden, esse vil terrorista, e de seus partidários de nos ferir e nos ameaçar continua real e presente - disse. - Sabemos que no mundo atual, o êxito dos Jogos Olímpicos de verão de Pequim em 2008 não será medido apenas com os bons resultados dos atletas. A ausência de um incidente terrorista ou de uma atividade criminosa grave será também um sinal importante de êxito para esses Jogos - assegura o secretário.

Noble disse que sua organização vai enviar a Pequim, antes dos Jogos Olímpicos, uma de suas equipes de apoio para cooperar com as autoridades chinesas. A Interpol também está preparando para os Jogos Olímpicos de Pequim seu mais ambicioso sistema de análise, para identificar os documentos de viagem roubados, perdidos ou falsificados e também supostos terroristas e criminosos perigosos.

Tags:
Edições digital e impressa