Rio de Janeiro, 29 de Janeiro de 2026

China muda lei para combater escassez de sobrenomes

Terça, 12 de Junho de 2007 às 08:10, por: CdB

Uma pesquisa encomendada pelo Ministério de Segurança Pública chinês revelou que 85% dos chineses carregam apenas 100 sobrenomes diferentes.

O estudo, publicado nesta terça-feira no jornal China Daily, detalhou que dos cerca de 1,3 bilhão de chineses, 93 milhões dividem o sobrenome Wang, 92 milhões carregam o nome de família Li e 88 milhões, Zhang.

O jornal ainda publicou dados de um outro estudo realizado pela Academia Chinesa de Ciências, que descobriu que 100 mil pessoas carregam o nome Wang Tao.

As descobertas levaram o governo a aprovar um projeto de lei que estabelece que as crianças poderão receber os sobrenomes combinados do pai e da mãe, o que resultará em 1,28 milhão de nomes diferentes.

Combinações

Por exemplo, um pai da família Zhou e uma mãe da família Zhu podem dar quatro sobrenomes diferentes ao filho.

Até antes da mudança, a lei determinava que cada criança recebesse apenas um sobrenome, de preferência o do pai.

O escrivão Guan Xihua, que trabalha num cartório de Pequim, disse ao jornal que a falta de variedade em sobrenomes causa problemas à vida diária e que apóia a nova lei.

A mudança na legislação também permitirá às minorias étnicas a incluírem outros caracteres aos novos nomes, mas nenhuma letra estrangeira será permitida.

O pesquisador em sobrenomes chineses Du Ruofu, disse que sobrenomes combinados já estão virando moda entre os filhos de casais mais jovens, mesmo que lei ainda não permita.

Segundo ele, a inclusão do sobrenome da mãe também vai promover igualdade dos sexos.

Tags:
Edições digital e impressa