A China defendeu nesta terça-feira seu regime cambial antes da visita do presidente Hu Jintao aos Estados Unidos, mas sinalizou possíveis mudanças no futuro ao dizer que irá "desenvolver e aperfeiçoar" a taxa de câmbio.
Políticos e indústrias norte-americanas reclamam que a pequena valorização do iuan adotada no mês passado pouco fez para ajudar no problema do déficit comercial dos Estados Unidos e esperam que o presidente George W. Bush discuta a questão com Hu em encontro na semana que vem.
Em uma entrevista coletiva sobre a viagem de Hu, He Yafei, diretor-geral do departamento de assuntos da América do Norte do Ministério das Relações Exteriores, disse que a reforma do iuan adequa-se à realidade da China.
- Vamos desenvolver e aperfeiçoar mais o sistema cambial. Levamos em consideração a situação prática do desenvolvimento econômico chinês e como manter a estabilidade financeira e econômica da região e do mundo - afirmou.
Em 21 de julho, o país valorizou o iuan em 2,1%.
China defende política cambial e diz que irá desenvolvê-la
Terça, 30 de Agosto de 2005 às 08:04, por: CdB