Rio de Janeiro, 30 de Janeiro de 2026

China censura novo <i>Piratas do Caribe</i>, diz revista

O filme Piratas do Caribe - No Fim do Mundo foi censurado na China, segundo a revista especializada Variety. A publicação diz que cenas com o ator Chow Yun-fat, de Hong Kong, que interpreta o pirata Capitão Sao Feng, de Cingapura, foram cortadas. (Leia Mais)

Quarta, 13 de Junho de 2007 às 12:10, por: CdB

O filme Piratas do Caribe - No Fim do Mundo foi censurado na China, segundo a revista especializada Variety. A publicação diz que cenas com o ator Chow Yun-fat, de Hong Kong, que interpreta o pirata Capitão Sao Feng, de Cingapura, foram cortadas.

Segundo a Variety, relatos da imprensa local informam que entre os cortes está uma cena em que o ator recita um poema no dialeto de Cantão.

Um porta-voz da Disney, estúdio responsável pelo longa, disse à Variety que o público do país vai ver uma versão chinesa do filme. Ele confirmou que foram feitos cortes, mas não especificou quais.

Em fóruns de internet chineses, muitas pessoas criticaram a imagem do personagem de Chow Yun-fat, que é careca, tem unhas longas e está vestido no estilo usado na dinastia Qing. Segundo as opiniões nestes fóruns, esta é a imagem dos chineses pelos olhos dos produtores de Hollywood.

A distribuidora do filme China Film Group inicialmente disse que não fez cortes no filme. Depois, evitou comentar a informação do jornal Beijing News de que tinha cortado cenas que envolviam muita violência ou horror, de acordo com a Variety.

A revista diz que "a aparição repentina do capitão confundiu a platéia na exibição em Pequim". A Variety afirma que os cortes incluíam Chow Yun-fat lendo um poema de Li Bai (701-762), poeta da dinastia Tang, chamado Guan Shan Yue (A Lua Brilhando na Montanha da Fronteira, em tradução livre).

O longa anterior da série, Piratas do Caribe - O Baú da Morte, foi proibido pelo escritório de cinema da China devido às cenas que aludiam ao canibalismo e a fantasmas.

Censores do Escritório de Cinema da Administração Estatal de Filmes, Rádio e Televisão da China não foram encontrados para comentar o episódio.

Tags:
Edições digital e impressa