Rio de Janeiro, 05 de Agosto de 2026

Chile adota atenção extra para o litoral devido ao alerta no Japão

Sexta, 11 de Março de 2011 às 10:05, por: CdB

>
11/03/2011Chile adota atenção extra para o litoral devido ao alerta no Japão

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A exemplo do Equador e do Chile, o governo do Peru adotou hoje (11) atenção extra para a região litorânea em decorrência do alerta no Japão, definido depois do terremoto de 8,8 graus na escala Richter, registrado nesta sexta-feira no Nordeste japonês.

O presidente do Peru, Alan García, pediu calma e prudência aos peruanos. Segundo García, se houver um tsunami próximo à costa peruana não será de grande intensidade. As informações são da Presidência da República do Peru.
 
"É previsível que, se vier [umtsunami], não vai ser uma onda grande, por isso, temos de ser muito serenos e tranquilos, mas também bastante cautelosos nas áreas próximas à costa para evacuá-las a tempo", disse García.
  
De acordo com o presidente, os moradores da região litorânea do Peru devem manter-se em alerta. García citou previsões de especialistas de que, se houver um tsunami na região, ele atingirá a costa entre as 18h e as 19h de hoje, no Norte do Peru. "Isso significa que devemos tomar todas as precauções. É melhor prevenir do que remediar. Quero pedir a tranquilidade de todos”, disse ele.

No Equador, o presidente Rafael Correa optou por esvaziar as cidades litorâneas como medida de precaução, caso ocorra um tsunami na região. O presidente do Chile, Sebastián Piñera, colocou os serviços de emergência do país em alerta para informar, se houver ameaça de maremotos no país. Mas não alterou a rotina dos chilenos.

Edição: Nádia Franco

Tags:
Edições digital e impressa