Ben Bernanke, o presidente do Federal Reserve (Fed), como é conhecido o Banco Central dos Estados Unidos, disse nesta quinta-feira que a economia americana deverá sofrer ''uma desaceleração significativa'' no quarto trimestre deste ano.
Por outro lado, ele fez a previsão de que, na segunda metade de 2008, a economia do país deve dar sinais de recuperação.
— O crescimento deverá continuar lento no início do ano que vem, mas depois se fortalecerá, devido aos efeitos de ajustes no mercado de crédito e no setor imobiliário —, disse o chefe do Fed.
Os comentários foram feitos durante seu depoimento seguido de uma sabatina no Comitê Econômico Conjunto da Câmara e do Senado americanos, em Washington.
O depoimento do presidente do Fed no comitê visou tranqüilizar os políticos americanos e os mercados mundiais em relação às perspectivas para a economia americana.
Inflação
Mas as previsões do presidente do Fed tiveram efeitos mistos. Ele não descartou que os Estados Unidos ainda enfrentem riscos de inflação e de crescimento aquém do esperado.
Entre os fatores que, segundo Bernanke, poderiam contribuir para um contexto inflacionário estão o aumento do preço do barril do petróleo, que nesta semana atingiu a marca de US$ 98, e a queda do valor do dólar.
O senador Charles Schumer, presidente do Comitê Econômico Conjunto da Câmara e do Senado, endossou temores de analistas econômicos de que o país poderá viver uma recessão econômica em algum ponto do ano que vem.
— Acredito que estejamos em um momento de crise. Não estou surpreso que seu predecessor, Alan Greenspan, tenha advertido sobre a ameaça de uma recessão. Eu também começo a me preocupar —, afirmou.
O chefe do Fed disse que o órgão ''não avaliou a probabilidade de uma recessão'' e que, por isso, ''não poderia oferecer uma avaliação'' a respeito de possíveis riscos.
Bernanke também sinalizou se o Fed promoverá novos cortes nas taxas de juros da economia americana no curto prazo.
No dia 31 de outubro, o órgão cortou juros em 0,25%, fazendo com que a taxa caísse para 4,5%.
Chefe do Fed prevê 'desaceleração significativa' nos EUA
Quinta, 08 de Novembro de 2007 às 16:07, por: CdB