Rio de Janeiro, 16 de Março de 2026

Chávez se diz disposto a dialogar com os EUA

Quarta, 06 de Dezembro de 2006 às 09:03, por: CdB

Presidente da Venezuela, Hugo Chávez disse, nesta terça-feira, estar disposto a conversar com os Estados Unidos, mas que duvida das intenções do governo norte-americano de aproximação entre os países.

- Se eles querem conversar com um governo de igual para igual, com respeito a nossas posições, estamos dispostos a dialogar. Mas eu duvido que o governo dos Estados Unidos seja sincero. Tenho razões bastante fortes para duvidar. Não somos uma colônia norte-americana e nunca seremos. Como vamos ter relações com um governo que financiou aqui atividades conspiratórias, que financiou atividades ilegais e espionagem - disse Chávez em entrevista coletiva para a imprensa no Palácio Miraflores.

Chávez, que foi reeleito neste domingo, com mais de 60% dos votos, para mais seis anos de mandato fez estas declarações poucos dias após autoridades de Washington e Caracas terem trocado declarações moderadas.

Democracia

No domingo, o subsecretário de Estado para as Américas dos Estados Unidos, Thomas Shannon, havia reconhecido que a Venezuela funciona como uma democracia e disse que seu país não quer ter uma "relação de confronto" com o governo Chávez. No mesmo dia, o presidente venezuelano disse que via com "bons sinais" as declarações do americano.

- Não queremos uma relação de confronto com a Venezuela, pelo contrário. Sempre buscamos uma maneira de aprofundar o diálogo com o governo de Chávez e nossa esperança é que agora exista mais interesse em conseguir isso. A Venezuela é um país democrático, é uma democracia com muitos desafios, objetivos e problemas, mas é um país democrático - afirmou Shannon no domingo, em um evento em Londres.

Desde a chegada de Chávez ao poder, os Estados Unidos criticam as instituições democráticas da Venezuela. Em 2002, o governo de Washington foi acusado de apoiar uma tentativa de golpe fracassada contra Chávez.

Há três meses, Chávez chegou a comparar Bush ao diabo durante a Assembléia Geral da ONU, dizendo que a tribuna de discursos - onde Bush discursara minutos antes - "ainda cheirava a enxofre".

Na segunda-feira, o ministro das Relações Exteriores de Chávez, Nicolás Maduro, já havia comentado as declarações de Shannon.

- Em várias oportunidades o presidente Chávez deu passos nesta direção (de aproximação com os Estados Unidos), mas imediamente eles mesmo (os norte-americanos) desfazem o que tem que ser feito para estabelecer uma boa relação - disse Maduro na segunda-feira, em Caracas.

As declarações de Chávez e Shannon repercutiram em outros escalões dos governos de Caracas e Washington. Além de Shannon, o porta-voz do departamento de Estado, Sean McCormack, também disse esta semana que o governo americano espera ter uma relação positiva e construtiva com o governo venezuelano.

Tags:
Edições digital e impressa