Rio de Janeiro, 14 de Fevereiro de 2026

Chávez e Uribe discutem libertação de reféns das Farc

Sexta, 31 de Agosto de 2007 às 18:10, por: CdB

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, chegou nesta sexta-feira a Bogotá, onde discute com o colega colombiano, Álvaro Uribe, o seu papel como mediador entre os rebeldes das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) e o governo da Colômbia.

No início do mês, Chávez se ofereceu para ajudar as autoridades colombianas a alcançar um acordo com os rebeldes para que eles libertem reféns. Em troca, o governo da Colômbia estaria disposto a liberar prisioneiros das Farc.

— Peço a Deus que eu possa contribuir na questão do intercâmbio humanitário (de prisioneiros), na questão da busca pela paz, que é uma paz para todos, paz para a Venezuela, paz para a Colômbia —, disse Chávez ao chegar à capital colombiana.

As Farc mantêm 45 reféns, incluindo a ex-candidata à presidência colombiana Ingrid Betancourt.

Desafios

Segundo analistas, Chávez enfrenta um desafio ao mediar um acordo na Colômbia devido às desavenças entre o governo de Uribe e os rebeldes em uma série de questões, incluindo a criação de uma zona desmilitarizada exigida pelas Farc.

Por sua vez, o envolvimento de Chávez pode representar dificuldades diplomáticas para Uribe, que, sendo um aliado fiel dos Estados Unidos, está se aproximando do líder venezuelano, com quem as autoridades americanas mantêm uma guerra de palavras.

Venezuela e Colômbia mantêm uma relação tensa desde 2004, quando um membro de alto escalão das Farc foi preso em Caracas, supostamente por policiais venezuelanos que teriam recebido suborno de agentes da Colômbia.

Na ocasião, Chávez acusou a Colômbia de desrespeitar a soberania venezuelana e anunciou a suspensão das relações comerciais com o país.

Tags:
Edições digital e impressa