Rio de Janeiro, 03 de Maio de 2026

Chávez confirma presença na Cúpula dos Povos da América

Quarta, 02 de Novembro de 2005 às 17:02, por: CdB

Na abertura da 3ª Cúpula dos Povos da América, em Mar del Plata, na Argentina, o prêmio Nobel da Paz, Adolfo Pérez Esquivel, elogiou a iniciativa do presidente venezuelano, Hugo Chávez, de participar do encontro.

- Ele vem aqui para tomar contato com todos os representantes do povo da América Latina. Para nos é uma alegria que um presidente aceite conversar com a Cúpula e não se esconda por trás da barreira de segurança. Eu nunca entendi porque um presidente tem tanto medo de seu próprio povo - disse. Chávez participa, também, da 4ª Cúpula das Américas.

Com o tema Outra América é possível, a 3ª Cúpula dos Povos da América, aberta nessa terça-feira, irá discutir, até o próximo dia 5, alternativas para o desenvolvimento dos países americanos.

Esquivel ressaltou que, para se viver em uma América mais justa, é preciso respeitar os movimentos sociais e os organismos de direitos humanos. Ele ressaltou que os povos indígenas e o movimento de mulheres são agentes históricos importantes na busca pela igualdade de oportunidades.

- O movimento de mulheres está mudando o rosto de nossa sociedade e os povos indígenas estão recuperando sua identidade e seus valores. Temos muita esperanca na contrução de uma força vital - disse.

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, participa, nesta sexta-feira, de protesto contra a presença do presidente norte-americano, George W. Bush, na 4ª Cúpula da América

Tags:
Edições digital e impressa