Presidente da Venezuela, Hugo Chávez planeja nacionalizar as clínicas de saúde privadas, após qualificar os serviços oferecidos aos cidadãos daquele país como "perversão". As duas partes ainda tentam criar regras que freiem o aumento de preços de procedimentos médicos. O presidente, que já criou uma rede de saúde paralela à tradicional, anunciou o início da construção de 15 hospitais com diferentes especialidades em vários Estados venezuelanos.
- A medicina privada é uma perversão, com todo o respeito aos médicos que trabalham nessa área. Se você tem dinheiro, adiante, se não tem, morra. Estou alertando, sobretudo os donos de clínicas privadas. Venho deixando correr um pouco para ver se se arrumam. Se não, saibam que vou tomar no momento certo as decisões apropriadas - disse Chávez durante seu programa semanal de rádio e TV, Alô, presidente.
Embora a inflação até agosto de 2007 esteja na casa dos 9,4%, alguns analistas duvidam que o governo possa cumprir sua meta de mantê-la em 12% no ano. Em 2006, os preços aumentarem perto de 17%, empurrados em grande parte pelos aumentos nos planos de saúde. Há alguns meses já havia sido sinalizada uma possível estatização do setor.