Um grupo de chanceleres da Organização dos Estados Americanos poderá visitar Honduras na quarta ou quinta-feira para impulsionar o diálogo entre o presidente deposto, Manuel Zelaya, e o governo de facto que o substituiu depois do golpe militar, afirmou no domingo um enviado da organização.
O governo interino proibiu no domingo a entrada no país de três funcionários da OEA porque, teriam chegado de surpresa e não cumpriam as condições para sua permanência, segundo alegaram autoridades no poder.
– Evidentemente há mal-entendidos que se corrigem – afirmou à Reuters John Biehl, assessor do secretário-geral da OEA, José Miguel Insulza, que obteve permissão para entrar em Honduras.
– Creio que são grandes as chances de que haja uma reunião de chanceleres na quarta ou quinta-feira. Há uma disposição de todos os setores para fortalecer o diálogo e afastar a possibilidade de uso da violência – acrescentou.
A OEA exige a restituição de Zelaya, a qual o governo interino se nega veementemente. Consultado sobre se a OEA reiteraria seu pedido ao governo interino, Biehl afirmou, "absolutamente".
O enviado disse esperar que os três funcionários da OEA que não conseguiram entrar no país no domingo tenham permissão para retornar nesta segunda-feira.
Chanceleres da OEA devem chegar a Honduras esta semana
Um grupo de chanceleres da Organização dos Estados Americanos poderá visitar Honduras na quarta ou quinta-feira para impulsionar o diálogo entre o presidente deposto, Manuel Zelaya, e o governo de facto que o substituiu depois do golpe militar, afirmou no domingo um enviado da organização.(Leia Mais)
Segunda, 28 de Setembro de 2009 às 07:14, por: CdB