Rio de Janeiro, 06 de Outubro de 2026

CHANCELER ITALIANO QUER PRIMÁRIAS EM PARTIDO DE BERLUSCONI

Sexta, 29 de Julho de 2011 às 11:07, por: CdB

ROMA, 29 JUL (ANSA) - O ministro das Relações Exteriores da Itália, Franco Frattini, defendeu primárias para o partido Povo da Liberdade (PDL), ao qual pertence o premier Silvio Berlusconi, mas disse ser "prematuro" anunciar se se candidatará ou não.
   
O chanceler, que sempre defendeu primárias para definir a liderança do partido, afirmou que o instrumento deveria servir para escolher "todos os cargos eletivos".
   
A proposta recebeu um aceno positivo do correligionário e presidente da região da Lombardia, Roberto Formigoni, que reafirmou a abrangência do mecanismo "se Berlusconi confirmar que não se candidatará em 2013".
   
Ele acrescentou que "com a secretaria política apoiada por [Angelino] Alfano", serão realizadas eleições diretas para as secretarias políticas e membros do PDL.
   
Frattini, por sua vez, definiu como "muito importante" o nome de Alfano porque "agora há uma dualidade entre partido e governo", uma vez que "antes o chefe do Governo era o chefe exclusivo do partido".
   
Agora o PDL "deverá ser capaz também de dialogar também de modo crítico com o governo", acrescentou o chanceler. (ANSA)


Tags:
Edições digital e impressa