Rio de Janeiro, 19 de Fevereiro de 2026

CGU pede demissão de funcionários da Infraero envolvidos em irregularidades

Terça, 25 de Setembro de 2007 às 15:09, por: CdB

A Controladoria-Geral da União (CGU) determinou a demissão do ex-diretor comercial e superintendente de Planejamento e Gestão da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), Fernando Brendaglia de Almeida, e do advogado Napoleão Lopes Guimarães Neto.

De acordo com assessoria da CGU, uma comissão de sindicância constatou que foram os dois responsáveis pela renovação irregular do contrato de concessão de área sob administração da Infraero para exploração de posto de combustível da empresa Shell Brasil, no Aeroporto Internacional de Brasília.

Ainda conforme a assessoria, a renovação, feita em agosto de 2005, foi considerada irregular por ter sido realizada dois anos e oito meses depois da validade do contrato ter terminado, o que exigiria uma nova licitação.

A CGU determinou ainda suspensão por 30 dias da assessora da presidência da estatal Márcia Gonçalves Chaves, também envolvida na renovação irregular. O resultado da sindicância considerou que a funcionária não foi uma da mentoras, porém foi omissa em relação à renovação irregular.

As decisões da CGU foram assinadas pelo ministro interino do Controle e da Transparência, Luiz Augusto Fraga Navarro de Britto Filho, e publicadas no Diário Oficial da União desta terça-feira.

A presidência da Infraero tem cinco dias para aplicar as penalidades. Os três funcionários já estavam afastados de suas funções na estatal.

Tags:
Edições digital e impressa