Rio de Janeiro, 02 de Fevereiro de 2026

César Maia denuncia MEC por distribuir livro com mapa sobre o tráfico no Rio

Segunda, 02 de Julho de 2007 às 08:25, por: CdB

 Sob o título 'A Geografia do Ministério da Educação!', o prefeito César Maia denuncia nesta segunda-feira em seu ex-blog que o Ministério da Educação distribuiu um livro para a 6ª série das escolas públicas contendo um mapa estilizado do Rio, intitulado 'Áreas de Atuação de Grupos de Tráfico de Drogas no Rio de Janeiro' com pontos que representam as regiões da cidade onde atuam: Comando Vermelho, Terceiro Comando, Amigo dos Amigos.

O livro "Geografia - sociedade e cotidiano", foi editado pela "Escala Educacional" e tem como autores: Dadá Martins, Francisco Bigotto e Márcio Vitelo. Segundo o prefeito do Rio, "na página 10 do capítulo 1 há duas fotos em cima. A primeira de um policial civil de colete diz assim: Policiais Civis em operação na favela da Gota, Complexo do Alemão, onde a policia procura um traficante que tentou invadir a favela da Rocinha na guerra pelo tráfico de drogas no Rio de Janeiro (2004). O ex-blog observa que não é Gota é Grota. Na outra aparece uma pessoa com bandeira branca, escrito Paz. E diz em cima: Morador de Duque de Caxias, na baixada Fluminense, levou uma bandeira escrita  Paz, em solidariedade aos moradores da Rocinha.
       
Após indagar se o Ministério da Educação analisou o conteúdo desse material pedagógico e autorizou a sua circulação pelo Brasil, César Maia informa que professores estão se mobilizando para pedir na justiça a proibição da circulação desse panfleto que é um atentado ao ensino de Geografia para crianças de 12 anos. Para finalizar o prefeito carioca diz que o subtítulo - "sociedade e cotidiano deve ser a conexão que fazem" e pergunta: "que tal incluir "mapas de estupro, chacinas, assassinatos de velhinhas... em novas edições?"

Tags:
Edições digital e impressa