Aproximadamente 450 policiais federais serão responsáveis pela segurança próxima do Papa Bento XVI durante os cinco dias de sua estada no Brasil. A segurança será feita em conjunto com a Guarda Suíça, a guarda do Vaticano, que também acompanhará o papa.
- O papa está em uma missão de paz. Ao mesmo tempo em que proporcionamos essa segurança, temos que tomar cuidado para não ser algo muito ostensivo -, afirmou o delegado da Polícia Federal Flávio Luiz Trivella, responsável pela coordenação da segurança de dignitários.
Trivella também foi o responsável pela segurança do presidente norte-americano George W. Bush, que esteve no Brasil no início de março. Segundo o delegado, a segurança do papa gera mais preocupação, já que a atuação da Polícia Federal deverá ser feita sem aparentar ostensividade.
- Com o presidente Bush não havia preocupação em não ostentar, em não demonstrar tanto. Já nessa, existe -, afirmou.
Outra preocupação, segundo Trivella, é com relação às aparições ao ar livre.
- Existem alguns pontos que são um pouco vulneráveis e que não são aconselháveis sob o aspecto da segurança, mas terão que ser realizados -, disse.
Para escoltar o papamóvel, veículo que será utilizado durante o trajeto pelas ruas de São Paulo e Aparecida, a Polícia Federal deverá utilizar cerca de 15 veículos em cada comboio.
- São dois papamóveis, que estão (nesse momento) na Base Aérea e que virão para a Polícia Federal para uma perícia pouco antes do evento -, informou Trivella.
Um deles será utilizado especificamente em São Paulo; o outro, em Aparecida. O papa Bento XVI chegará a São Paulo na tarde de quarta-feira e ficará hospedado no Mosteiro São Bento, no centro da capital. Na manhã de quinta-feira, receberá a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio dos Bandeirantes, na Zona Sul da capital, e às 18 horas do mesmo dia, participará de encontro com jovens no estádio do Pacaembu.
Na sexta-feira, o papa celebrará a missa de canonização de Frei Galvão e, no final da tarde, viajará para Aparecida, a fim de participar da solenidade de abertura da 5ª Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe, marcada para o domingo.
Cerca de 450 policiais federais farão a segurança do Papa em SP
Sexta, 04 de Maio de 2007 às 17:20, por: CdB