Rio de Janeiro, 13 de Janeiro de 2026

Cerca de 15% dos vôos programados no país estão atrasados

Sexta, 30 de Março de 2007 às 14:55, por: CdB

O último balanço da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) mostra que um cada seis vôos no país está com atraso de mais de uma hora. Do total de 956 vôos programados para esta sexta-feira, entre a zero hora e às 14 horas, 144 têm diferenças dos horários, ou seja, 15,1%. O ex-presidente da Associação dos Controladores de Vôo de Brasília, Ulisses Fontenele, confirma que há operação-padrão, o que aumenta o tempo entre cada decolagem e aterrisagem. A Aeronáutica e a Infraero não confirmam a operação.

O Ministério da Defesa realiza uma reunião nesta sexta para discutir alternativas para o assunto. O presidente da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), José Carlos Pereira, disse ao chegar para reunião que pretende propor que a Infraero controle as operações de pouso e decolagem em 67 aeroportos, num raio de 10 quilômetros em volta do aeroporto, como já é feito em 22 aeroportos.

O restante das operações ficaria com a Aeronáutica. Segundo ele, esse plano ainda precisa ser discutido.

- Esse controle feito por nós liberaria pessoal para a Aeronáutica, que é o que está faltando-, disse.

Pereira participa de reunião com o ministro da Defesa, Waldir Pires, o presidente da Agência Nacional da Aviação Civil, Milton Zuanazzi, e um representante da Aeronáutica, para discutir a crise aérea.

Tags:
Edições digital e impressa