O Centro de Inteligência dos Jogos Rio 2007 (CIJ) foi inaugurado nesta sexta-feira, 1° de junho de 2007, na cidade do Rio de Janeiro. O CIJ é responsável pelas ações de Inteligência a serem desenvolvidas e implementadas antes, durante e após os Jogos Pan e Parapan-americanos.
Criado em 2005 e coordenado pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin), o Centro atuará especificamente em apoio à segurança dos Jogos, sobretudo na prevenção ao terrorismo e às ações do crime organizado.
O CIJ subsidiará a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), responsável pela segurança do Pan Rio 2007, com informações e análises de Inteligência. As ações abrangem diferentes áreas, estão inseridas em contexto único e requerem atuação precisa, previamente planejada e ajustada entre todos os 27 órgãos (federais, estaduais e municipais) que integram o CIJ.
A concepção geral do trabalho a ser executado no Centro de Inteligência dos Jogos decorreu de criteriosas avaliações técnicas realizadas nos últimos dois anos por equipes multissetoriais da Abin, que utilizaram como base os contatos e reuniões técnicas com representantes do Comitê Organizador dos Jogos (CO-Rio) e da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça, bem como as discussões envolvendo os órgãos que compõem o CIJ e as experiências acumuladas por trabalhos conjuntos com serviços congêneres estrangeiros com ampla participação em grandes eventos.