A Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil (Sesdec) desativará, nesta quarta-feira, o Centro de Hidratação da Gávea, que funciona no Iaserj do bairro. O motivo do fechamento é o baixo movimento na unidade. A média de atendimento, que já foi de 124 pacientes por dia, caiu para 80.
Os pacientes com dengue serão atendidos no Hospital Municipal Miguel Couto e no Centro de Saúde Municipal Píndaro de Carvalho Rodrigues, unidades que antes os encaminhavam para a tenda da Gávea.
Na próxima segunda-feira será a vez de o Centro de Hidratação da Penha ser desativado. No entanto, a estrutura não será desmontada. O espaço passará a ser administrado pelo Hospital Estadual Getúlio Vargas e vai funcionar como apoio ao Serviço de Pronto-Atendimento (SPA).
Dos oito Centros de Hidratação administrados exclusivamente pela Sesdec ― Santa Cruz, Campo Grande, Realengo (Hospital Estadual Albert Schweitzer), Retiro dos Artistas, Penha, Méier, Gávea e Belford Roxo ― dois já foram fechados: o do Retiro dos Artistas e o do Méier.
Desde a abertura das primeiras tendas do estado, no dia 24 de março, até agora, já foram realizados cerca de 30 mil atendimentos. A iniciativa provou ser eficaz: até agora, não houve mortes entre os pacientes atendidos nas unidades. Caso haja necessidade de internação, a Central de Regulação de Leitos de Dengue providencia um leito de enfermaria ou de CTI.