Rio de Janeiro, 04 de Fevereiro de 2026

Centro de Alcântara faz primeira simulação de lançamento de foguete VSB-30

Terça, 10 de Julho de 2007 às 18:33, por: CdB

O Centro Lançamento de Alcântara (CLA) realizou nesta terça-feira a primeira simulação de vôo do Veículo de Sondagem Booster (VSB-30). O foguete levará ao espaço nove experimentos científicos, a maioria elaborada por universidades brasileiras.

Segundo o diretor do CLA, coronel Rogério Veríssimo, não é possível afirmar que o lançamento de fato ocorrerá na próxima quinta-feira.

— Infelizmente, na atividade espacial, não tem como marcarmos data e hora exatas. Isso depende de condições climáticas e de outros fatores que afetam a atividade de lançamento. Mas estamos esperançosos de que consigamos cumprir o dia de lançamento —, disse Veríssimo.

Inicialmente, o vôo estava previsto para esta quarta-feira, mas foi adiado por causa de um atraso na integração do veículo propulsor com a carga útil do foguete, o módulo que levará os experimentos ao espaço.

Na avaliação do coronel, o desenvolvimento do foguete é importante para o país porque atende a uma demanda específica do mercado.

O VSB-30 foi desenvolvido pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), do Comando Geral de Tecnologia Aeroespacial, em cooperação com a Agência Espacial Alemã.

— O foguete atende a um certo nicho de mercado na medida em que se oferece um veículo de sondagem e a possibilidade de experiência de microgravidade. Não tem tanto artefato no mundo hoje, razão pela qual a Agência Espacial Alemã se interessou pelo desenvolvimento. O Skylark 7, que era muito usado, foi desativado. Então, o VSB-30 entra nessa área —, explicou.

A operação de lançamento é batizada de Cumã 2 em homenagem à Baía de Alcântara. E faz parte do Programa Microgravidade da Agência Espacial Brasileira.

A primeira operação, Cumã 1, foi realizada em 2002 sem muito êxito, porque o módulo que carregava as experiências se perdeu e não pôde ser resgatado.

Ao todo, serão dois helicópteros, um navio e dois aviões de patrulha envolvidos no resgate da carga. O vôo do VBS-30 terá duração de 20 minutos. Depois disso, o módulo que carrega os experimentos é lançado no mar, de onde será resgatado.
 

Tags:
Edições digital e impressa